CEI de Joinville estimula a arte com uso de elementos naturais

Agenda infantil: de 21 a 30/04
21 de abril de 2017
Crianças fazem a festa na Feira do Livro
12 de junho de 2017
Mostrar tudo

CEI de Joinville estimula a arte com uso de elementos naturais

“Mãos na terra, mãos no coração, mãos que fazem arte”. Este é o nome de um projeto que está sendo desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Miosótis, que trabalha a sensibilização por meio da natureza para a arte sustentável. É realizado com crianças de zero a quatro anos, das turmas do berçário, maternal e primeiro período.

A proposta é de que as crianças, professores e famílias possam explorar a natureza ao seu redor, e utilizar os elementos naturais e materiais reutilizáveis, no lugar de materiais industrializados, promovendo o respeito do uso consciente dos recursos naturais.

Além disso, envolve as famílias, outras escolas e comunidade em oficinas que oportunizam o contato com folhas, pedras, sementes, gravetos, conchas, e grama, por exemplo, em oficinas de minijardins, argila e de sabonete natural.

O projeto é inspirado nas ideias do artista plástico Frans Krajcberg, que nasceu na Polônia e veio para o Brasil, em 1948, após perder toda a família durante a Segunda Guerra Mundial.

A pesquisa e utilização de elementos da natureza, em especial da floresta amazônica, e a defesa do meio ambiente, marcam toda a obra de Krajcberg. Com estas referências, os envolvidos nas atividades são estimuladas a vivenciar experiências com a arte ecológica, e também desenvolver novos hábitos de preservação.

O “Mãos na terra, mãos no coração, mãos que fazem arte” foi premiado em 2016 pelo Prêmio Embraco de Ecologia, com aplicação durante 2017. Entre as atividades estão a confecção de tintas com terra e corantes retirados da natureza, como açafrão, colorau e café, que podem ser manipulados pelas crianças com segurança.

“Assim como Krajcberg, que confecciona suas próprias tintas, agora, nas atividades artísticas, usamos apenas tintas naturais, substituindo as industrializadas. E as brincadeiras também são centralizadas nos elementos da natureza”, esclarece a professora Vera Lúcia Dias Cidral, que coordena o projeto com a professora Roseli Guckert da Silveira.

O CEI Miosótis fica na rua Miosótis, 1189, no bairro Fátima.

Mariana Woj
Mariana Woj
Sou jornalista por profissão, editora da Revista Babies, casada com o Leandro e apaixonada pelo coração cheio da amor que adquiri desde que me tornei mãe do Ben,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *