Chega ao Garten a Brinquedoteka, exposição gratuita que reúne brinquedos dos anos 80 e 90

Instituto Raízes recebe doação do Garten Shopping
27 de julho de 2021
Marca infantil Carter’s inaugura no Garten Shopping
20 de agosto de 2021
Mostrar tudo

Chega ao Garten a Brinquedoteka, exposição gratuita que reúne brinquedos dos anos 80 e 90

Que tal um mergulho no túnel do tempo para relembrar alguns dos brinquedos clássicos da nossa juventude? Em uma época em que não existia tanta tecnologia como Internet, tablets, computador e smartphones? Parece impossível imaginar uma época assim, mas ela já existiu e quem viveu se divertiu muito. É esta a proposta da exposição interativa Brinquedoteka, que vai reunir no Garten Shopping os brinquedos mais divertidos de todos os tempos e em formato gigante! A atração segue até 31 agosto, na Praça de Eventos.

Nostalgia, este é um dos sentimentos que o evento trará para o público em sua temporada no Garten. Elaborado para toda a família, o evento tem a intenção de reavivar um elo sentimental nos pais que viveram a época e proporcionar diversão aos filhos, que poderão conhecer e brincar com os brinquedos que fizeram parte da infância deles. A experiência de brincar fora da tela virtual transforma a nostalgia em um momento de lazer para crianças e jovens da geração atual.

No local será possível se divertir com brinquedos e jogos clássicos das décadas de 1980 e 1990, como Genius, Aquaplay, Futebol de Pinos, Cai-não-Cai e Pula Pirata, Lego, Tetris, entre outros que fizeram grande sucesso e marcaram gerações, com o grande diferencial de que eles têm um formato gigante. Os brinquedões foram especialmente criados para funcionarem mantendo toda a mecânica dos brinquedos originais, para garantir a diversão do público. 

Desde 2015 em turnê, a exposição Brinquedoteka já passou por mais de 40 cidades do Brasil inteiro, desde Santarém, no Norte do país, ao Rio Grande no Sul, no Sul, sendo consagrada como sucesso por onde passa. Mais de 1 milhão de pessoas já brincaram com os “brinquedões”. Confira a descrição dos brinquedos gigantes: 

GENIUS
O desafio é pensar rápido e repetir as sequências de luzes e sons produzidas pelo Genius. O brinquedo busca estimular a memorização de cores e sons. Cabe aos jogadores repetir sem errar as sequências, que vão aumentando o grau de dificuldade. Na Brinquedoteka, o Mega-Genius tem 2 metros de diâmetro para ser jogado em equipes de 4 pessoas por vez.

AQUAPLAY

O objetivo deste jogo é fazer cestas com uma pequena bola de basquete, que fica dentro de um ambiente coberto com água, usando apenas os botões frontais. O brinquedo consiste em um pequeno recipiente, em plástico transparente, enchido com água e vedado. O botão na base aciona um mecanismo, a fim de fazer a tarefa do jogo. A Brinquedoteka terá um Mega-Aquaplay com 2 metros de altura.

FUTEBOL DE PINOS 

Na versão original  era um jogo no qual, em uma tábua de madeira, que retratava um campo de futebol, pinos ou pregos representavam os times adversários em cada metade do campo. Os participantes utilizavam-se dos dedos para simular os chutes e o objetivo era marcar o maior número de gols possíveis. Na Brinquedoteka haverá um Mega Futebol de Pinos, onde os jogadores de colocam dentro do campo e usam os pés para lançar uma bola de verdade na direção do gol adversário. O futebol de pino pode ser jogado em duplas e o jogo pode terminar com dois gols ou mais.

CAI–NÃO–CAI 

O objetivo deste jogo é remover as varetas do cilindro sem derrubar as bolas, quem derrubar menos bolas ganha! O jogo é composto de um cilindro de acrílico e no meio do tubo há diversos furos, onde são colocadas as varetas. Por cima delas são colocadas as bolas. Os jogadores vão retirando as varetas uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo do tubo. No Brinquedoteka, o Mega Cai-Não-Cai tem 2 metros de altura e as varetas tem 2m de comprimento cada.

PULA PIRATA 

O jogo é composto de uma espécie de barril – com furos nas laterais e um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata – e de espadas de plástico. Os jogadores vão colocando as espadas nos furos e o objetivo é não deixar o pirata pular para fora. Um dos furos de forma aleatória aciona um mecanismo que ‘’expulsa’’ o pirata do barril. Caso o jogador, ao colocar a espada no furo, ocasione o salto do pirata, ele será eliminado do jogo e a rodada é reiniciada. Na Brinquedoteca terá um Mega Pula Pirata com um barril em medidas reais e espadas idem! 

TOTEM GAMES 

Em 2 grandes módulos estarão os quatro videogames que marcaram época e gerações. Entre eles, Mega-Drive, Super Nintendo e Master System, todos prontos para serem jogados em televisores de 32 polegadas. O público poderá se divertir com jogos consagrados, como Pacman, Sonic e Super Mario Bros.

Agende-se

O quê: Brinquedoteka – Exposição de brinquedos gigantes dos anos 1980 3 1990

Onde: No Garten Shopping, na Praça de Eventos
Quando: Até 31 de agosto. Visitação de segunda a sexta, das 14h às 20h; sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 20h.

Quanto: Evento gratuito

Mariana Woj
Mariana Woj
Sou jornalista por profissão, editora da Revista Babies, casada com o Leandro e apaixonada pelo coração cheio da amor que adquiri desde que me tornei mãe do Ben,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *