Cuidados necessários com banhos e mergulhos no verão

Flacidez no pós-parto: como solucionar sem cirurgia?
6 de novembro de 2018
Tendência: As Lhamas chegaram no quarto dos bebês
12 de novembro de 2018
Mostrar tudo

Cuidados necessários com banhos e mergulhos no verão

Próximo da estação mais quente do ano, torna-se comum a procura por piscinas, praias, rios, cachoeiras, entre outros lugares que refrescam e, ao mesmo tempo, transformam o momento em diversão para o corpo e a alma. No entanto, é nesta época do ano que são registrados os maiores números de acidentes que podem, inclusive, levar uma pessoa a perder os movimentos de braços e pernas e até a morte durante banhos e mergulhos.

A neurocirurgiã Danielle de Lara alerta que entre os acidentes mais comuns no verão, além de afogamentos, estão mal súbito, hipotermia e traumas em geral. Para não deixar o lazer de lado, a especialista ressalta sete fatores importantes para prevenir qualquer tipo de acidente, e até mesmo a morte. São eles:

  1. Conhecer a profundidade do local em que mergulhará, principalmente em lugares que possuem pedras, como rios e cachoeiras.

  2. Observar se há salva-vidas por perto;

  3. Para as piscinas, mantenha em dia o exame médico;

  4. Evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de mergulhar;

  5. Evitar saltar de cabeça e ficar atento com saltos em beiradas de piscinas, trampolins e afins.

  6. Crianças sempre devem estar supervisionadas por um adulto;

  7. Não superestime sua capacidade de nadar.

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático a água mata muito no Brasil. Dezessete pessoas morrem afogadas, em média, todos os dias no país. São 6 mil casos por ano. “A maioria destes incidentes ocorre por falta de prudência. As pessoas ignoram seus limites e acham que sempre podem avançar um pouco mais e, isto pode ocasionar um afogamento ou algo pior”, afirma a neurocirurgiã Danielle de Lara.

A prevenção sempre é a melhor solução. Seguir as dicas da especialista pode salvar sua vida e a de seus amigos e familiares.

Sobre Danielle de Lara

Médica Neurocirurgiã em atividade na cidade de Blumenau (SC). Atua principalmente na área de cirurgia endoscópica endonasal e cirurgia de hipófise. Dois anos de Research Fellowship no departamento de “Minimally Invasive Skull Base Surgery” em “The Ohio State University Medical Center”, Ohio, EUA. Graduada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau. Possui formação em Neurocirurgia pelo serviço de Cirurgia Neurológica do Hospital Santa Isabel.

Mariana Woj
Mariana Woj
Sou jornalista por profissão, editora da Revista Babies, casada com o Leandro e apaixonada pelo coração cheio da amor que adquiri desde que me tornei mãe do Ben,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *