Experiência com o SUS na gestação

Papai é Pop
7 de dezembro de 2015
Agenda: Espetáculos de Natal
8 de dezembro de 2015
Mostrar tudo

Experiência com o SUS na gestação

Olá! Como algumas já sabem estou fazendo o acompanhamento da gestação através do SUS, em Joinville. Estou na 25º semana e vou falar um pouco como está sendo esta experiência até o momento. Não posso reclamar do atendimento que recebo tanto por parte do meu médico, como por parte de toda a equipe do Posto de Saúde do Saguaçu, porém destaco que a minha gravidez não é de risco e o pré-natal se resume a uma vez por mês a acompanhar o meu peso, pressão, tirar algumas dúvidas e ouvir o coração dele. A parte difícil são os exames de rotina que são pedidos durante três vezes na gestação (1º trimestre, 2º e 3º). É muito importante que eles sejam feitos, pois é através deles que a mãe saberá se está principalmente tudo bem com ela, se é necessário algum tipo de vitamina ou até mesmo se não desenvolveu diabete gestacional (doença grave e que senão monitorada pode levar ao nascimento prematuro). Minha dica é para quem puder que se programe para fazer os exames em clínicas particulares. Desta forma evita-se a perda de tempo e stress.

Digamos que os exames sejam o gargalo do SUS. Cada gestante tem direito a uma ultrassonografia durante toda a gravidez, porém até o sexto mês, não consegui vaga nem para essa única vez que se tem direito. Já os exames de sangue, urina e glicose mesmo tentando agendar, os atendentes simplesmente te olham e dizem que nada pode ser feito, te mandam vir outro dia pra ver se sobra alguma vaga ou orientam a ir ao Laboratório Municipal direto, porém quando você chega ao laboratório eles simplesmente mandam embora porque não podem fazer nada por você também. E assim os dias vão passando e a certeza de que está tudo bem contigo vai diminuindo. Afinal estamos grávidas e esperar mesmo que seja um mês para fazer um exame pode comprometer a nossa saúde e a da criança.

b3f77551b0ee5f679c1e609079dfc3fe

Outra questão é o tempo que se leva para receber os resultados pelo SUS, em torno de 25 dias, sendo que na rede particular em três dias você já está com tudo em mãos.

Bom, estou na metade da gestação e até agora estas são as minhas observações sobre o SUS. Já chorei e me revoltei pelas pessoas que não tem condições de pagar, pelas vezes que perdi meu tempo tentando agendar e pela maneira que as pessoas simplesmente te tratam e não se importam contigo.

 

Mariana Woj
Mariana Woj
Sou jornalista por profissão, editora da Revista Babies, casada com o Leandro e apaixonada pelo coração cheio da amor que adquiri desde que me tornei mãe do Ben,

1 Comentário

  1. Zil disse:

    Muito interessante o conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *