Exposição Fotográfica: UTI Neonatal – Um mundo a parte por Leila Daberkow

Dica de presente para as crianças
5 de outubro de 2017
Um Sonho de Natal se apresenta na Harmonia Lyra
20 de novembro de 2017
Mostrar tudo

Exposição Fotográfica: UTI Neonatal – Um mundo a parte por Leila Daberkow

As expectativas de todos os pais é poder ver seu filho nascer e em pouco tempo levá-lo para o aconchego de seu lar. Infelizmente, esta realidade nem sempre é possível. Quando o recém-nascido exige cuidados especiais por ser prematuro ou possuir alguma patologia, este momento pode se estender e virar meses. Esta experiência para as famílias coloca seus integrantes diante de limitações, impedimentos e situações que muitas vezes fragilizam a rotina da família e modificam valores diante da vida. Foi pensando nestes recém-nascidos, seus familiares e cuidadores que este projeto foi desenvolvido, a fim de orientar, estimular e valorizar a aproximação e interação dos pais, familiares e profissionais da saúde para com estes recém-nascidos, mostrando a importância destes vínculos afetivos para o melhor desenvolvimento do bebê.

UTI Neonatal – um mundo à parte, é um projeto fotográfico, feito sob o olhar da Leila Daberkow, que busca demonstrar imagens registradas em momentos do dia a dia, das rotinas com os bebês, as mães, os pais e os funcionários dentro da UTI neonatal, com o propósito de ressaltar detalhes que com o passar do tempo se tornam corriqueiros, “normais” aos olhos dos profissionais, comuns para quem convive e assustador para quem chega e estimular o vínculo entre a mãe e o bebê e o bom relacionamento entre pais e profissionais.

As fotos registram momentos de emoções, expressões, medos, inseguranças, alegrias, fragilidades, cuidados, conquistas e aprendizados. Mostram que por trás de um bebê recém-nascido (prematuro), existe também uma família cheia de expectativas, dúvidas e sentimentos, como a esperança e a ansiedade de poder ter para eles o bebê, que na verdade já é seu.  Demonstram que existem várias famílias em situações semelhantes que passaram por dificuldades diversas sendo que todas com um objetivo em comum: alcançar a vitória e poder juntamente com seu filho, retornar ao seu mundo e ao ambiente familiar, estando neste momento com segurança e preparados para receber este novo serzinho em seu lar.

Confira algumas fotos da exposição linda feita pela fotógrafa Leila Miers Daberkow, feitas na UTI Neonatal da Maternidade Darcy Vargas de Joinville.

 

 

 

 

Mariana Woj
Mariana Woj
Sou jornalista por profissão, editora da Revista Babies, casada com o Leandro e apaixonada pelo coração cheio da amor que adquiri desde que me tornei mãe do Ben,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *