Seguindo as orientações específicas de autoridades e buscando as melhores práticas para atender as necessidades de seus pacientes, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, unidade do Grupo Opty, está retomando, gradativamente, o atendimento de consultas de rotina e cirurgias eletivas. Como alternativa, pacientes do grupo de risco da COVID-19 ou que prefiram se preservar da ida ao consultório neste momento, podem usufruir do novo serviço de Teleorientação para tirar dúvidas, obter orientações médicas e prescrição de colírios e medicamentos via plataforma digital, que conecta oftalmologistas e pacientes por meio da tecnologia. Para complementar o serviço de Teleorientação, o hospital criou um sistema Drive-Thru, onde o paciente realiza, sem sair do carro, testes visuais e captação de imagens do olho (inclusive da retina), permitindo uma avaliação on-line mais completa com o oftalmologista.
“Como médicos, temos que estar alertas para a identificação de pacientes com suspeita de infecção por Coronavírus, auxiliar na coleta de dados e prover informações baseadas em evidência sobre a doença. Como oftalmologistas, nossa missão será sempre preservar e melhorar a visão, independente das dificuldades impostas pela pandemia, o que nos leva a inovar para garantir o cuidado continuado de nossos pacientes, com a segurança em primeiro lugar”, explica o oftalmologista Dr. Renan Ferreira Oliveira.
Por exemplo, um paciente com irritação ocular pode entrar em contato com a clínica e realizar uma primeira consulta por videoconferência. A gravidade do caso é avaliada pelo médico à distância. De acordo com a avaliação, o paciente pode receber orientações em casa ou ser encaminhado para o atendimento presencial. “Ao chegar ao Hospital, é atendido de maneira rápida, em um ambiente preparado”, explica.
Dr. Renan destaca que para evitar a contaminação pelo Coronavírus – ou outros agentes patológicos – deve-se redobrar os cuidados com a higienização das mãos e evitar ao máximo possível levá-las aos olhos. Óculos devem ser lavados frequentemente com água e detergente neutro. É bom não usar álcool para higienizar os óculos, pois a composição química do produto pode danificar as lentes e a armação.
“A pandemia marca um momento de transformação. Mesmo fisicamente separados, estamos em um momento em que a união é mais importante do que nunca. Juntos, sairemos mais fortes e mais preparados, apesar das perdas muitas vezes irreparáveis. Temos que nos apoiar nesse momento de crise que afeta a nós e a nossos entes queridos. Isso vale não somente para família e amigos, mas para todos nós, independentemente de fronteiras”, finaliza o oftalmologista.