Quem disse que as boas-vindas no início do ano letivo é só para os alunos? Na Escola Internacional de Joinville os pais também têm um momento na primeira semana de aulas para conhecerem os professores, o ambiente, o método e as atividades diferenciadas que serão promovidas durante o ano. Sempre atenta para oferecer o melhor aos seus alunos, a EIJ está também focada em manter fortalecido o elo entre família e instituição.
Neste sábado, a partir das 9h, a escola receberá cerca de 300 pais para o primeiro encontro do ano. Na programação, um bate-papo com o educador canadense Lyle French, com a direção da escola e um aulão de hidroginástica. Algo totalmente inusitado para os pais e que promete ser uma manhã de aprendizado, diversão e integração entre as famílias.
Lyle abre os trabalhos falando sobre o diferencial da instituição quando o assunto é escola bilíngue. Ele tem propriedade para abordar o tema, afinal, trabalha com educação bilíngue há 18 anos, sendo 12 no Brasil. Concluiu a graduação e o mestrado em Psicologia na Inglaterra e obteve a qualificação para ser professor de inglês pela Universidade de Cambridge. Foi um dos organizadores da primeira conferência sobre escolas bilíngues do Brasil.
Na sequência, a direção da escola dá as boas-vindas, destacando três frentes que serão fortalecidas neste ano: a natação, o Design Thinkinge as técnicas de Mindfulness. Segundo a diretora da EIJ, Elza Giostri, “aplicar mindfulness junto aos alunos ajuda a potencializar a atenção e reduz o stress. Já o Design Thinking mostra aos alunos como desenvolver projetos que atendam às necessidades do outro”, completa.
Em 2019, o Design Thinking será trabalhado desde a educação infantil e no fundamental estará vinculado a Feira de Ciências. É uma forma de dar mais autonomia para os estudantes, pois eles podem criar, testar e solucionar problemas com criatividade e também inovação.
Para finalizar esse encontro nada melhor do que algo para descontrair e relaxar. É aí que entra um aulão de hidro para os pais. Uma atividade simples, mas que promove diversos benefícios para o corpo como fortalecimento dos ossos e dos músculos, aumenta a coordenação motora, melhora respiração e ainda promove o bem-estar. “Todas as atividades, sejam em sala de aula ou fora dela, são pensadas com muito carinho, acreditando que o aluno está recebendo o melhor em educação. Ele vai se tornar um ser humano diferenciado e valorizado”, destaca Elza.